quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O primeiro castigo

Pois é, Ana passou pela primeira experiência do castigo. Ela está muito pirracenta e malcriada. Mesmo ainda sendo um bebê, Ana entende tudo que falamos e sabe como agir quando é contrariada. Joga objetos no chão, me bate, bate as mãos na parede e, um dia desses, me mordeu. Quando ela começa a fazer pirraça, eu a olho de um jeitinho especial e ela para na hora. Outras vezes, não, taca objetos longe, se joga no chão. Nessas horas, saio de perto, ignoro o show. Hoje, ela ganhou um pequeno panetone da avó, queria que eu abrisse na hora do almoço e eu lhe disse que o panetone ficaria para o lanche, que não podia comer naquela hora. Ana jogou o panetone no chão, contorceu o corpo, chutou o panetone. Eu guardei o panetone e dei uma garrafinha de água nova pra ela se distrair, logo ela esqueceu do panetone. Então, começou a jogar água no sofá, eu disse pra ela que não podia fazer aquilo, ela parou, daqui a pouco estava de novo, o pai interferiu, ela, então, resolveu jogar a manta que cobre o sofá no chão. O pai conversou com ela e pediu pra que colocasse a manta no lugar, ela fez pirraça, bateu e tudo mais. Eu resolvi interferir, abri uma cadeira de praia e disse que ficaria ali de castigo. Coloquei-a na cadeira e a ignoramos, esperei um minuto e fui conversar com ela, ela estendeu a mãozinha pra fazer carinho no meu rosto (muito fofa). Não houve mais pirraças durante o dia.
Não sei se fiz o certo, algumas pessoas acham que ela é muito nova e não entende o que está acontecendo, mas eu tenho certeza que está. Conheço cada olhar, cada gesto da minha filha. Confesso que tem horas que dá vontade de dar uns tapinhas na mão dela, mas não faço e nem quero fazer. Quero educá-la com paciência, conversa e equilibrio.

6 comentários:

Mamã da Maria disse...

Ela percebe muito bem e tu, como mãe sabes disso melhor do que ninguém!
E vês como resultou!
Beijo grande :)

Camila disse...

Olívia anda fazendo pirraça qdo é contrariada tbm! Acho que isso, pelo menos aqui em casa, é resultado de ficar com as avós. Elas até tentam educar, mas não é o papel delas e acabam fazendo tudo o que ela quer.
Olívia qdo é contrariada, se mata de chorar, com direito a lágrimas e lágrimas escorrendo pelo rosto.
Acho que temos que educar cedo assim!
O cantigo para refletir é a melhor solução!

Carol disse...

Ai Jesuis! Acho então que o Bento já passou de ter o primeiro castigo... O menino tá demais! Ele se acha o dono da verdade... kkkkkk... Só vale se for do jeito dele, se não, é gritaria na certa! O que que esses "pirralhos" tão pensando da vida hein? rsrsrsrsrs... E o pior é que ele só é assim em casa, na minha mãe, que é onde ele fica, ele se comporta como se fosse um rapazinho (palavras da vovó)... E agora?

Aline disse...

Você está certa e não tenha pena.
Eles precisam ter limites e entender que quem manda somos nós e não eles. Se deixarmos eles nos dominam de uma tal forma que vc não tem noção e olha que aqui em casa eu sou a banana.

Coloque sim quantas vezes for necessário e saiba que ainda vai ter um dia que ela vai rir...

Ana quando eu falo que vou colocar de castigo já vai lá e pega a cadeira para mim, como quem diz , perai vou te ajudar....

kkkkkkkkkkkkkkk
Bjkas

Amanda disse...

Tá certíssima... mas não é só a ana q está assim não... é geral desta fase... aqui a pirraça é só comigo pq na casa da vovó ela parece q obedece de propósito... ela me bateu estes dias tb ... fiquei muito brava.. coloquei a de castigo no canto da sala no tapetinho, ela entendeu e chorou sentida... pedia colo e queria me abraçar, levantava e eu a colocava novamente no tapete, até q ela sentou e chorou... virei as costas ela ficou olhando esperando q eu a tirasse de lá, esperei uns segundinhos (pq minutos é muito tempo para eles né) e fui lá falei q não podia fazer aquilo, era pra fazer carinho... nesta hora eu vi q ela entendeu perfeitamenteeeeeee e me deu um abraço... logo a distraí oferecendo brinquedos e dando risadas! Estes dias ela. pegou um vaso da minha sala e quase espatifou ele no chão! foi terra para todos os lados... e quanto mais eu falava mais ela queria pegar o vaso para jogar no chão... aí eu bati na mão dela sim... mas na parte de dentro... pq a parte de cima corre veias é perigoso, mas me arrependi depois, não tenho vergonha de assumir q fiz errado,mas foi impulso ruim , pq o bater não resolve, não... seria melhor o tapetinho rsrs.... mas ele estava no varal molhado ! hahahaha....

Mas acho q esta tecnica de super nany resolve, sim...na escola existe o cantinho do pensamento (pergunta pra qq professira) a criança fica lá para pensar no que fez e se acalmar... sempre uma boa conversa depois ajuda e muito em quase todos os casos!
Agora vc vai ter q deixar a cadeira de praia armada aí hein.... rsrs... eu já fui mais econômica adotei o tapetinho... tapetinho da felicidade! rsrs,,,a super nany sugere um baquinho rs...

Bjs Flávia...

Amanda disse...

Ah sugestão de leitura: Domando sua ferinha! Comprei pela net, emprestei para uma amiga, tô precisando pedir de volta hein rsrsr

 
A Túnica da Ana