sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Visita à escola e outras coisas

Quarta-feira, fui visitar uma das escolas que escolhi para matricular a Ana. A escola tem uma mega estrutura, com várias atividades para as crianças. Dá pra ficar empolgada com tanto 'luxo'. Conversei com a coordenadora pedagógica, apesar de não achar que fez tanta diferença, a não ser a parte da quantidade de alunos na classe. O que gostaria de saber é a qualidade das professoras e estagiárias. Parece absurdo o que estou considerando, mas isso realmente me preocupa. Não quero uma pos graduada em educação infantil, mas o local de formação delas me interessa muito. Bom, se Ana estudar lá mesmo, terei uma entrevista com as professoras, aí eu fico sabendo. Antonio quer conhecer a escola também. O preço é caro, mas acho que pela estrutura da escola está valendo. Tem uma outra, mais simples pra visitar, mas que tem ótimas referências. Quanto a colocá-la na escola, pretendia colocá-la em março, por causa do nascimento do Ian, mas, conversando com minha terapeuta, ela me aconselhou a esperar pelo menos uns seis meses após o nascimento dele, porque será um baque grande para a Ana. Ela já tem dado sinais de que vai perder o trono único, eu tenho conversado com ela, dizendo que o bebê vai chegar, mas que ela será sempre a primeira filha e neta e o amor do papai e da mamãe será o mesmo para ela e o bebê.
Ana está a cada dia mais independente e me surpreende. Acho que não vai fazer certas coisas e quando vou ver, já fez. Toda vez que ligo o microondas, ela fica de longe olhando, mas o aparelho fica no alto. Eu comentei com meu marido que daqui a algum tempo ela ia alcançar e mexer. No dia seguinte, ouvi o microondas funcionando, levei um susto. Ela apertou o botão ligar. Ela me observa em tudo que eu faço, principalmente no banheiro. Se estou tirando a maquiagem, ela quer imitar. Dou um pedacinho de algodão e ela fica passando no rosto, muito fofa.Se vou escovar os dentes, ela pede a escova dela pra escovar também. Mas o que a fascina mesmo é o vaso sanitário. Observa quando vou fazer xixi e pega o papel higiênico pra me secar. Um dia desses, eu peguei um pedacinho de papel e passei nela pra ela saber como funciona. Se ouve o barulho da descarga, fala 'xixi'. O interessante é que ela tem avisado quando faz cocô ou xixi. Quando faz cocô, passa a mão no bumbum e avisa que fez. Quando faz xixi, põe a mão na frente e diz que fez xixi. Um dia desses, a coloquei sentada no vaso, mas o vaso quase a engoliu...kkkk. Vou providenciar o assento especifico. A avó deu um penico, mas acho que o negócio dela é experimentar o vaso mesmo.
Ultimamente, está muito grudada no pai, só fala papai, procura o pai de manhã, se o pai vai ao banheiro, ela fica sentada na porta esperando ele sair. Um grude só. Falar mamãe???? Nem pensar.

2 comentários:

Camila disse...

Hahaha Flá, A ana e a Olívia decidiram decidiram ir pra lados opostos! Olívia está um gruuuuuuuuuuuuuuuuuude comigo, e ao contrário da Ana que fica esperando o pai do lado de fora da porta do banheiro, Olívia não espera não! Ela esmurra mesmo a porta até eu sair! hehehe
E Olívia não fala papai de jeito nenhum! É só mamã! hehe

Amanda disse...

Engraçado q estamos passando po isso tb Flávia... Mariana nos imita em tudo... este lance do vaso sanitário eu tirei a fralda e perguntei se ela queria fazer xixi, tirei a fralda par ao banho e sentada no vaso ela fez xixi! eu ria até!
Ela tb tem avisado qd faz cocô... a gente acha a coisa mais linda do mundo! rs
Até escrevi agora num post falando sobre imitação tb!

Flávia sobre escola, queria te dar minha opinião... se me permite..
Pensa bem, se eu fosse vc colocaria a Ana o quanto antes na escola... antes de nascer o Ian... sabe pq? vc faria a adaptação dela... ela teria um espaço só dela agora... uma escola, pessoas só para ela, enfim, não é transferencia de trono, mas escola faz bem à qq criança acredite! Eu digo q a Mariana está gritando pedindo escola!

tenho uma professora q ganhou neném em novembro... colocou o filho de 2 anos na escola em agosto... ela diz q foi a melhor coisa q ela fez... pq ele volta da escola todo feliz contando o seu dia, cantando musica nova, mostrando desenho para a irmã... cola no berço tudo! rs
E tb agora ela tem 4h onde pode descansar, qd a bb dorme, ou ficar mais por conta da bb q tb precisa de toda atenção.
Claro q qd a nenem nasceu ele não queria ir mais a escola... era muita novidade e o medo de perder o trono? ai! mas ela insistiu dizendo q a professora estava com saudade, deu uma foto para ele levar na escola da bb e ele... enfim, cada dia ela arrumava um motivo para ele ir!
Agora está mais tranquilo e ela consegue administrar bem como mae de dois...
Não sei mas acho q perder o trono é natural, independente da escola ela vai passar por isso... mas acho q nesta caso a escola só ajuda...
mas acima de tudo vc precisa estar segura com relação a isso... se vc achar melhor não, é a sua intuição de mãe q prevalece!

Só apenas dei meu palpite de professora e orientadora...
várias mães me procuram para perguntar sobre isso, se acha melhor colocar na escola ao nascimento do outro bb, eu sempre digo q sim claro! afinal a escola vai ser uma válvula de escape para esta criança tb q está com ciumes do irmão mais novo e na escola a professora ajuda esta criança a aceitar isso numa boa, como processo natural ...

Bjs

 
A Túnica da Ana