sábado, 28 de agosto de 2010

Colo de mãe

Ana no colo da mãe


Mãe é uma 'parada' que mexe muito com a vida da gente. Já dizia a psicanálise. Ela pode ajudar ou ferrar a sua vida, não tem jeito. Eu percebo que os meus alunos que apresentam algum tipo de problema de comportamento, quando se vai investigar, tem sempre uma história com a mãe: ou que ela o rejeitou, ou o espanca e assim vai... Mesmo quem nunca teve uma mãe presente, sofre as consequências por causa dela, mas isso nem sempre é negativo, pode servir como uma redenção pra pessoa. Fato é que as mães interferem nas nossas vidas.
Agora como mãe, eu dou dez vezes mais valor e entendo melhor a minha mãe. Quando vejo a Ana mamando ou dormindo no meu colo sinto como isso é bom. Colo de mãe é tudo. Eu lembro até hoje do colo e do cheiro da minha mãe. E até hoje eu ainda necessito desse colo e ela dá. É claro que o colo atual é figurativo, quando preciso dela, está pronta a me ajudar.
Um dia desses, peguei a Ana chorando e fui amamentá-la, ela ficou calma e se aconchegou em mim, me veio a cabeça as vezes que grito pela minha mãe. É tão bom quando ela está por perto. No dia do meu parto eu só gritava por ela, apesar de toda atenção que o Antonio me deu.
Eu espero estar sempre presente pra dar colo a minha filha. A gente se sente tão segura quando a nossa mãe nos ajuda nas horas que mais precisamos ou nos momentos importantes pra nós. A educação que minha mãe me deu seria condenadíssima hoje em dia, tomei muita chinelada, mas eu só consigo me lembrar do cheirinho bom dela. Minha mãe fazia de tudo pra cuidar bem de mim e dos meus dois irmãos. Espero que eu seja uma mãe sempre lembrada e amada pela Ana também.
Abaixo, eu filha e eu mãe.

Nenhum comentário:

 
A Túnica da Ana