quarta-feira, 9 de março de 2011

Os cabelos

Quando eu estava grávida, imaginava a Ana carequinha. Porém, quando pedia Antonio pra desenhá-la sempre insistia em colocá-la com cabelos enroladinhos e laçarote. Comprei uma tiara, caso ela nascesse carequinha, e uma presilha, caso nascesse cabeluda. Mas ela nasceu com muito cabelo. Cabelos negros, lisinhos que enrolavam ao lavar.
Sempre torci para que ela tivesse o cabelo parecido com o do pai. Antonio tem o cabelo crespo, herança do pai negro. Acho lindo meninas com uma cabeleira enrolada, black com tiaras e laços.
Os cabelos da Ana estão a cada dia mais enrolados e mais vastos. Haja xampu e condicionador. O ruim é pra lavar, pois ela detesta. Uso o xampu e condicionador Boti, do Boticário. Dá gosto pegá-la no colo e sentir um cheirinho gostoso nos cabelos.
A secagem é cuidadosa, aperto os cabelos na toalha pra tirar o excesso de água e não desmanchar os cachos. Penteio-os com um pentinho pra bebês e eles secam cheios de cachinhos. Depois que secam, não dá pra pentear de novo, senão enchem demais e os cachos se desfazem, a não ser que os molhe de novo. Dá trabalho, mas os cabelos são lindos.
Só fico um pouco chateada da reação das pessoas quando eu digo que acho que Ana terá os cabelos bem encaracolados. Já ouvi até que eu estou desejando mal pra minha filha. Como se ter cabelos enrolados fosse uma maldição e os olhos claros, uma benção (o que já ouvi também).
Ensinarei a Ana a valorizar os seus cabelos, ver que mulheres com cabelos crespos, enrolados ou ondulados são lindas e charmosas também.
Uma vez, estava num salão de cabeleireiro, fazendo as unhas, Ana estava no carrinho. Uma moça estava com a filha, que tinha uns 6 anos. A moça dizia que passava guanidina no cabelo da criança porque ela queria ter o cabelo liso. O cabelo da menina estava muito feio, quebrado e ressecado, mas liso. E chamei a menina até o carrinho e a mostrei a Ana e disse: "Está vendo, os cabelos dela são como os seus, enrolados, ela usa presilhas e laços e fica linda." A menina ficou olhando pra Ana e disse: "Mas os cabelos dela não são tão enrolados como o meu." Provavelmente, essa menina já ouviu muitas vezes a definição absurda de um 'cabelo bom' e um 'cabelo ruim'; as suas bonecas devem ter cabelos lisos e suas heroínas também. É uma disputa cruel, mas isso tem que ser trabalhado o tempo todo na cabeça das crianças.
Se um dia Ana quiser alisar os cabelos, tudo bem. Mas espero que seja como uma variação de visual temporária, como as mulheres gostam de fazer. Cabelos enrolados dão muito trabalho pra cuidar, mas alisá-los também dá. Além disso, mulheres encaram qualquer trabalheira pra ficar bonita. Então, por que não valorizando os cachos naturais?

2 comentários:

Camila disse...

As pessoas tem muito preconceito com cabelo enrolado! Eu acho lindo bebe cabeludo, não interessa se é liso ou não! Olívia tem cabelo liso, mas acho que quando crescerem vão formar cachinhos nas pontas! Pelo menos parece!hehe

Daniele disse...

A ANA ESTÁ CADA DIA MAIS FOFA E LINDA SEJA COM CABELOS ENCARACOLADOS OU NAUM..ESSA CABELEIRA É ÓTIMA PQ DÁ P/ FAZER UM MONTE DE COISAS PODE FAZER MARIA CHIKINHAS, USAR LAÇOS, TIARAS....EU ME AMARRO A SARA CADA DIA VAI COM UM PENTEADO DIFERENTE P/ ESCOLA E HAJA CONDICIONADOR PQ TEM OS CACHINHOS NA PONTA E SE PENTEAR DEPOIS Q SECA É IGUAL O DA ANA.....SARA TEM 3 CXS DE LAÇOS, TICTACS E XUXINHAS, FOTA A GAVETA DE TIARAS....MTO PERUINHA!

 
A Túnica da Ana