E Ana chegou aos dois dígitos. Eu sempre imagino e vejo que bebês de 10 meses são quase de 1 ano, grandões, gorduchos, cheios de dentes. A Ana é miudinha, está com quatro dentinhos (dois em cima e dois embaixo, sendo que um está despontando agora). Percebi que ela deu uma leve engordada, vamos ver se nesse mês ela chega aos 8 kg.
Agora, ela já compreende mais o que falamos e o que está ao seu redor. Se reconhece no espelho. Fiz o teste de colocá-la de frente ao espelho e pôr um objeto em cima de sua cabeça, mas sem encostar; ela olhou pelo espelho e depois olhou pra cima, pra pegar o objeto. Ou seja, já sabe que é ela no reflexo.
Já falou MAMÃE bem claro, mas foi só uma vez e não sei se foi consciente.
Mas, o que me deixou cheia de mim foi quando ela passou a me abraçar pela manhã. Se eu a pego no colo e peço que faça um carinho na mamãe, ela prontamente passa as duas mãozinhas no meu rosto. Eu ganho o dia, a semana e o mês de felicidade. Mas não são só carinhos, levo muita dentada e tapas na cara. Mas já estou ensinando-a que não se bate no rosto da mamãe.
Ela já sabe que as coisas são escondidas e descobertas. Depois de mamar, eu escondo o chimico com a roupa, ela vai lá, tira a roupa e abocanha o chimico toda feliz.
Dorme no seu quarto sozinha, mas tem acordado muito a noite. Então, eu acabo levando-a para minha cama. Não estou ansiosa quanto a isso, porque acho que chegará um momento que vai passar.
Adora animais e plantas. O gosto pela flora é algo curioso. Desde muito novinha ela fica por muito tempo contemplando as folhas das árvores se movimentando com o vento. Quando a levamos perto de uma árvore ou planta para ela tocar, fica insegura, com medo.
Agora, os bichinhos, ela adora e não tem medo nenhum. Ontem, saiu esbofeteando a gata e a cachorrinha da minha mãe. Não acho engraçado, nem legal. Sei que ela é bebê não sabe o que está fazendo, mas já estou ensinando que não pode bater nos bichinhos, somente dar carinho.
Existe uma conexão entre ela e a Dorinha (minha gata que mora na casa da minha mãe). Dorinha deita-se ao lado dela, esperando um cafuné. Ana mete o dedo no olho e no ouvido da gata e ainda arranca os pelos da bichinha. Por isso, tenho que ficar de olho, para ensiná-la e evitar um ato de revolta da pobre felina.
Os cabelos estão cada vez mais cheios e mais difícieis de lavar e pentear.
Continua engatinhando e se apoiando de pé em qualquer lugar. Já dá alguns passinhos apoiada.
As fraldas estão um dilema. As G eu acho grande demais, as M estão cavadas. Estou pesquisando que fraldas M usar. Gostei muito da Bummies, boa e barata, não perde nada pra Pampers Supersec.
Ana, até agora, quase não perdeu roupas. Tirando os mijões e alguns bodies, ela ainda usa muita roupa de três, quatro meses atrás. A maioria dos vestidos que ela usou com 1, 2 meses de idade, ainda dão perfeitamente nela. Ficam mais curtos, mas abotoam muito bem.
Em relação a questão do peso e altura, já fez todos os exames pedidos pela pediatra. A consulta será dia 10 e eu estou ansiosa pra saber o diagnóstico dela.
Em relação a alimentação, não mudou muita coisa. A comida que está mais sólida e agora dou uma mamadeira de 220 ml de Nestogeno antes de dormir, pois a mamadas no peito não estão sustentando-a.
Vou deixar as fotos para o próximo post, pois estou na casa da minha mãe e sem foto nenhuma.
Ahhh, breve teremos novidades.