domingo, 1 de maio de 2011

10 meses

E Ana chegou aos dois dígitos. Eu sempre imagino e vejo que bebês de 10 meses são quase de 1 ano, grandões, gorduchos, cheios de dentes. A Ana é miudinha, está com quatro dentinhos (dois em cima e dois embaixo, sendo que um está despontando agora). Percebi que ela deu uma leve engordada, vamos ver se nesse mês ela chega aos 8 kg.
Agora, ela já compreende mais o que falamos e o que está ao seu redor. Se reconhece no espelho. Fiz o teste de colocá-la de frente ao espelho e pôr um objeto em cima de sua cabeça, mas sem encostar; ela olhou pelo espelho e depois olhou pra cima, pra pegar o objeto. Ou seja, já sabe que é ela no reflexo.
Já falou MAMÃE bem claro, mas foi só uma vez e não sei se foi consciente.
Mas, o que me deixou cheia de mim foi quando ela passou a me abraçar pela manhã. Se eu a pego no colo e peço que faça um carinho na mamãe, ela prontamente passa as duas mãozinhas no meu rosto. Eu ganho o dia, a semana e o mês de felicidade. Mas não são só carinhos, levo muita dentada e tapas na cara. Mas já estou ensinando-a que não se bate no rosto da mamãe.
Ela já sabe que as coisas são escondidas e descobertas. Depois de mamar, eu escondo o chimico com a roupa, ela vai lá, tira a roupa e abocanha o chimico toda feliz.
Dorme no seu quarto sozinha, mas tem acordado muito a noite. Então, eu acabo levando-a para minha cama. Não estou ansiosa quanto a isso, porque acho que chegará um momento que vai passar.
Adora animais e plantas. O gosto pela flora é algo curioso. Desde muito novinha ela fica por muito tempo contemplando as folhas das árvores se movimentando com o vento. Quando a levamos perto de uma árvore ou planta para ela tocar, fica insegura, com medo.
Agora, os bichinhos, ela adora e não tem medo nenhum. Ontem, saiu esbofeteando a gata e a cachorrinha da minha mãe. Não acho engraçado, nem legal. Sei que ela é bebê não sabe o que está fazendo, mas já estou ensinando que não pode bater nos bichinhos, somente dar carinho.
Existe uma conexão entre ela e a Dorinha (minha gata que mora na casa da minha mãe). Dorinha deita-se ao lado dela, esperando um cafuné. Ana mete o dedo no olho e no ouvido da gata e ainda arranca os pelos da bichinha. Por isso, tenho que ficar de olho, para ensiná-la e evitar um ato de revolta da pobre felina.
Os cabelos estão cada vez mais cheios e mais difícieis de lavar e pentear.
Continua engatinhando e se apoiando de pé em qualquer lugar. Já dá alguns passinhos apoiada.
As fraldas estão um dilema. As G eu acho grande demais, as M estão cavadas. Estou pesquisando que fraldas M usar. Gostei muito da Bummies, boa e barata, não perde nada pra Pampers Supersec.
Ana, até agora, quase não perdeu roupas. Tirando os mijões e alguns bodies, ela ainda usa muita roupa de três, quatro meses atrás. A maioria dos vestidos que ela usou com 1, 2 meses de idade, ainda dão perfeitamente nela. Ficam mais curtos, mas abotoam muito bem.
Em relação a questão do peso e altura, já fez todos os exames pedidos pela pediatra. A consulta será dia 10 e eu estou ansiosa pra saber o diagnóstico dela.
Em relação a alimentação, não mudou muita coisa. A comida que está mais sólida e agora dou uma mamadeira de 220 ml de Nestogeno antes de dormir, pois a mamadas no peito não estão sustentando-a.
Vou deixar as fotos para o próximo post, pois estou na casa da minha mãe e sem foto nenhuma.
Ahhh, breve teremos novidades.

2 comentários:

Débora disse...

Oii!

Tô meio ausente aqui, mas não sumi!

Você falou nos bebês cheios de dentes, por aqui o Vicente com11 meses só tem 2! ehheheheh
Acho que chega aos 12 meses só com 4, e olhe lá!

O Vicente tbm adora bichos, mas eu nucna deixei chegar perto pelo medo de que ele machuque. Mas eu sei que assim ele não vai aprender que não pode. Erro meu.

Esse negócio das fraldas é ruim né. As vezes eles ficam num meio termo, aí umas apertam e outras ficam gigantes.

Beijo!

Amanda disse...

Oi amiga... que saudades de vcs... adorei seu post fiquei rindo aqui sozinha com suas palavras!
Mariana tb anda judiando das cachorrinhas, puxa os pelos as orelhas... rs.. com o tempo achooo q elas irão entender q não pode, espero q seja antes da primeira mordida rs
Bom, eu aqui estava no dilema das fraldas e me ajustei com a Pampers M - mas a total confort... o restante ou fica pequena demais ou vaza, até a supersec estava pequena.. já a total confort se ajustou melhor e dá-lhe $$$ no investimento rs
Ah Mariana tb não se sustenta mais com as mamadas noturas... então complemento com mamadeira tb... as pessoas fazem uma pressão para o desmame né - acho ridiculo - esta semnaa faço um post sobre isto... estou sem pressa nenhuma.. só quero o bem da pequena...
Bom, de resto é só
Parabéns pelos 10 meses da pequena!
Fiquei até com vergonha de saber q ela tem 8 kg... a gorda da Mariana já vai para os 9 kg em 8 meses! na verdade ela não está acima do peso, apenas acima da média... mas desde q ela está na barriga eu já sabia q ela seria gordinha... mas é o biotipo dela rs... ossos do oficio rs
Depois nos fala os resultados do exame! bjs
Bjs

 
A Túnica da Ana