terça-feira, 19 de julho de 2011

Ana e os doces

Quem acompanha esse blog há muito tempo deve saber que eu sempre fui meio chata com a alimentação da Ana. Chegava ao extremo. Agora, depois de um ano, dei uma aliviada. Já deixei ela experimentar bolo e chocolate. No aniversário, ela me viu comendo espetinho de frutas com chocolate e pediu, eu dei, óbvio que ela gostou mais do chocolate do que da fruta. Mas o extremo mesmo, foi num dia que eu estava mal, sem ânimo pra nada, ela ganhou um presente e que no embrulho tinha um pirulito colado, ignorei o pirulito porque sabia que ela nem ia perceber. E foi então, que eu a pego com o pirulito na mão, colocando na boca, eu resolvi tirar a embalagem e pra minha surpresa ela chupou o pirulito TODO, como se estivesse acostumada. Mais tarde, eu estava comendo um docinho, ela viu, tentei esconder, mas ela insistiu que queria também, resolvi dar um pouco pra ela e depois fez um escândalo que queria mais, mas eu não dei.
Eu sou viciada em doces, tenho comido menos ultimamente, devido os enjoos da gravidez. Como disse uma amiga minha, eu vou ter que me educar primeiro, antes de educar a minha filha. Eu cheguei a conclusão que não posso comer doces perto dela, tenho que dar o exemplo, se quero educar minha filha.
Tenho travado uma luta com o meu pai e com minha sogra, porque eles insistem em dar muito biscoito de maizena, sorvete, bolo e outras guloseimas pra menina e eu brigo com eles. Na última consulta com a pediatra, minha sogra foi comigo e perguntou a médica se podia dar essas guloseimas, pois eu não deixava dar. A resposta da pediatra foi: pode, de vez em quando, mas o ideal é que a criança seja apresentada cada vez mais tarde ao açúcar.
A grande questão é: o problema não é ela experimentar um pedacinho de bolo, uma colherzinha de sorvete e comer um biscoitinho de maizena. O que não dá é que se torne um hábito. O doce é muito mais gostoso que o legume e a fruta e estamos numa fase de educação alimentar. Eu vejo que muitas mães dão de tudo aos seus filhos, eu não dou. As crianças estão tendo problemas que alguns anos atrás eram de adultos, colesterol alto, problemas metabólicos e por aí vai. Isso não é causado pelo pedacinho de doce que você deu um dia ao seu filho, mas pelo hábito que ele vai adquirindo de ter isso constantemente. Eu faço o maior esforço pra cozinhar pra Ana, minha vontade era dar uma caixinha de Ninho no café, um potinho da Nestlé no almoço, um Danoninho no lanche e outro potinho da Nestlé na janta, porque ando muito cansada e enjoada. Mas me recuso, me sentiria mal, mesmo fazendo isso em uma das refeições. Essa nossa vida prática e atribulada em que temos que trabalhar fora e cuidar dos filhos acaba provocando esse péssimos hábitos alimentares.
No segundo trimestre de gravidez, vou a uma consulta com uma nutricionista materno infantil pra resolver a minha vida e dos meus filhos.
Acho que esse post foi um desabafo pra mim mesma.

5 comentários:

lorena disse...

Flá,
Relaxa a Ana vai gostar também de legumes,frutas,coisas saudáveis e não vai trocá-los por doces eu sei que os doces na vida da Ana serão esporádicos e que ela crescerá saudável e feliz, a propósito,não me disse se a roupinha ficou boa na Ana,espero q estejam todos bem e quando mudar me avise
Beijos carinhosos Lorena

Carol disse...

Hehehe, por aqui tb sou radical em relação às "besteiras" alimentícias. A única coisa que o Bento comeu até hj fora legumes, verduras e frutas foi gelatina. Ele nunca comeu biscoito, bolo, sorvete, pão e um monte de outas coisas... rsrsrs... Todo mundo diz que ele fica com água na boca qdo nos vê comendo, mas nem dou ideia e vou continuar não dando enquanto for possível. Sei que um dia ele vai acabar experimentando, mas que seja o mais tarde possível. Tb sou viciada em doce e sei que depois que o vício "pega" é difícil controlar... Boa sorte!!!

Amanda disse...

Ai Ana é complicado mesmo... eu tento segurar o quanto posso os doces por aqui, mas tb não exagero não...um pedacinho de bolo, uma pontinha de geléia ela já provou na vida.
No mais eu entendo perfeitamente sua falta de disposição devido a gravidez... eu aqui tb tenho minhas dificuldades em chegar do trabalho as vezes morta de cansada e fazer uma janta caprichada para a Mari.. nem sempre dá, mas me esforço bastante..
Melhoras para vc quanto aos enjoos tentei postar no outro blog mas não consegui... eu sei bem o q é passar por isso... fiquei 14 semanas assim...mas passa!
Bjs

Aline disse...

Esse assunto é muito complicado e delicado mesmo.
Meus filhos não comeram doces até 1ano. Depois disso, fui relaxando pois as crianças vão para festas, escolas e acaba que muita coisa sai do nosso controle. Durante a semana eles praticamente não comem doces... a menos que alguém da família dê eu eu não estou 100% com eles. Costumo liberar nos finais de semanas pois sempre temos festas, casas de amigos. Então sempre rola, uma bala, um pirulito essas coisas. Muitas vezes faço do doce um merecimento.
Se comeu a comida toda beleza ganha um doce se não comer não vai ganhar, pode chorar se jogar, enfim. Quer ser feliz ? Me faça feliz também ....rsrsr
Concordo com tudo que a Flávia disse. Só que não crio meus filhos sozinha, pois preciso trabalhar. Logo, não consigo colocar as minhas regras, pois tem avó, papagaio e periquito sempre dando pitaco... família né....
OBS: Flávia, fiquei até me sentindo menos culpada de ver que Aninha já chupou um pirulito.. kkkkkkkkkkkkkkkk
Agora sinto muita dificuldade pelas idades deles. Matheus só apresenta as coisas errada para a menina......

Camila disse...

EU acho que sou meio termo. Olívia nunca comeu doces tipo chocolate, pirulito e bala. Também nunca comeu danoninho. Mas eu sempre dou bolacha maizena e pão de leite pra ela, aquelas bisnaguinhas sabe?
Gelatina ela também come. Mas é só isso. Nunca experimentou sorvete e afins. Não dou e não deixo darem!
A verdade é que sempre que estou comendo algo que ela não pode, eu dou pra ela algo que ela pode comer, pq aí ficar comendo na frente da criança e nao dar nada é demais né?

Então se estou comendo 1 chocolate e ela vem pedir, eu dou 1 bolacha água e sal e ela come feliz da vida. Não sei se isso é o certo a fazer, mas foi a soluçao que encontrei.

E faz 1 semana que ela só almoça e janta papinha nestle. As papinhas que faço e congelo acabaram e com a correria do aniversário não tive tempo de fazer mais. #maedemerda Mas depois do aniversário tudo volta ao normal!hehe

 
A Túnica da Ana