sexta-feira, 22 de abril de 2011

"O" engasgo

Ana já engasgou várias vezes. Ela engasga e eu fico olhando pra ela, esperando a desengasgar, já até acostumei. Porém, ontem fiz uma comidinha onde piquei beterraba em pedaços bem pequenos, mas não deixei cozinhar bem, ela ficou meio durinha. Dei no almoço e ela engasgou umas três vezes, mas desengasgou logo. Ficamos o dia todo fora, chegamos tarde e eu fui logo esquentar a janta. Ela estava comendo bem quando engasgou feio com um pedaço de beterraba e não conseguia desengasgar, fazia vômito e nada. A minha primeira vontade era enfiar o dedo na guela pra tirar, mas lembrei que isso é arriscado. Então, tirei da cadeirinha desesperada, coloquei-a deitada de bruços no meu colo, com a cabeça mais baixa e dei socos entre a costela. Ela parecia uma boneca no meu colo, Antonio ficou apavorado. Mas ela desengasgou. O estranho foi que ela não chorou e nem mostrou desespero, simplesmente ficou normal. Babava muito, quase tive um troço. Enquanto ela estava engasgada, Antonio procurava o telefone do pediatra e não achou. Isso serviu de alerta para deixarmos telefones de emergência pendurados pela casa.
Como eu aprendi a desengasgar:
Semana passada, assistia o programa Bem estar, onde uma pediatra demonstrava como desengasgar um bebê. Lembrei na hora e deu certo. Coisa de Deus.
Depois do engasgo, é claro que não dei o restante da comida. Fiz um mamadeirão de Nestogeno e Mucilon, ela mamou e dormiu. Ufa!
__________________________________
Agradeço o carinho das mamães- amigas pelas palavras de força no meu momento deprê (que não acabou, mas estou bem melhor)

4 comentários:

Camila disse...

Olívia já engasgou assim de ficar sem ar! Já tive que fazer isso que vc fez várias vezes! É horrível e sou traumatizada! Qualquer coisa eu fico gelada! Um dos motivos pelos quais até hoje a papinha dela é amassada com o garfo!
Esse tbm é um motivo pelo qual eu nao dou suco e água pra ela. Ela só toma se for no copo e toda vez que toma no copo ela engasga assim! Se dou na mamadeira ela nao toma! Entao fica sem. Fica só com o leite de líquido! Prefiro assim do que ela engasgar todo dia! aff

Carol disse...

É Flávia, esgasgo desepera mesmo... Mas vc foi excelente! Fez tudo como tem que ser... E o importante é lembrar, que como vc faz, qdo a criança está esgasgada, mas tá tossindo e respirando, o certo é espera passar... Não se faz nada mesmo... Agora se começa a ficar sem ar e roxinha a técnica é essa e nada de enfiar o dedo... Parabéns!!!

Aline disse...

OLha eu tenho pânico disso. E Eu confesso que sou desesperada e não tenho reação. Saio correndo começo a chorar sou meio sem ação pois fico muito nervosa. A sorte é ter sempre o pai e a mãe por perto.

Ana tem maior facilidade para engasgar e pior embora ela tenha 1 ano e 8 meses ela ainda não possui todos os dentes o que atrapalha a mastigação então já viu.

Algumas pessoas me criticam mas não quero nem saber. A comida da ana ainda é batida no liquidificador SIM. Quando ela quer ela senta conosco na mesa, come uma franguinho, carninha, come biscoito, frutas então pratica a mastigação de outras formas. Enquanto ela não tiver todos os dentes não amassadinho nem pedacinhos. Caso contrário vou morrer do coração !!!

Matheus quando tinha 1 ano e pouco engasgou com sucrilhos e quase tive um treco.... rs Bjkas
Ainda bem que vc é safa... Por falar nisso esse programa Bem Estar é muito bom né... pena que não consigo ver por causa do horário.

Cantinho da Sabedoria disse...

Flávia,
Saudades desse cantinho!
Deixei lá no meu blog no post atual um recado pra vc, mas aproveitei o tempo agora pra dar uma olhada na Ana...
Nem me fale em engasgos!Sofia engasgou tem umas 2 semanas, eu estava sozinha com ela, engasgou FEIO, de ficar vermelha, sem ar, que desespero e eu fiz tudo que não era para ser feito - assoprei, sacudi...enfim, depois liguei para a vovó, a bisinha dela que tinha visto na tv uma mãe agradecendo ao corpo de bombeiros pois teve sua filha salva pelas instruções de um bombeiro...ela ligou desesperada e foi seguindo tudo oq ele dizia, justo isso,colocar o bb deitado de bruços e dar leves pancadas na altura das costelas!
Ai...que horror, nunca fiquei tão desesperada na vida, senti dores físicas no meu coração!
Saudades...qnd vem ao rio???
Vamos nos ver!
Bjs!

 
A Túnica da Ana