quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Alimentação da Ana

Alimentação é algo que levo muito a sério. Por isso, ando em crise. Deixa eu explicar desde o início.Tem quase um mês que a Ana começou a comer outros alimentos, além do leite materno. Ela mama às 7, toma suco às 9, come papinha salgada às 12, às 14:30 mama, às 16 come a papinha de fruta e à noite mama em livre demanda.
No início, ela rejeitou os sucos, acho que foi por causa da mamadeira. Mas aos poucos está tomando cada vez mais (chega no máximo a 40 ml e eu fico feliz da vida). Os preferidos são: laranja, laranja com pera e laranja com manga.
Quanto as papinhas salgadas, o pediatra falou em legumes (massudo, vermelho e aguado) com a água que cozinhou o músculo. Eu, por conta própria, inseri a bertalha. Ela come bem as papinhas, um pratão cheio. Preparo dia sim, dia não. Cada preparo dá duas porções, deixo uma na geladeira e a outra ela come.
As papinhas de frutas e o mingau de Mucilon também são bem aceitos.
A minha crise é: eu costumo dar a papinha na sala, enquanto assisto TV, ela come. Pra mim, isso está erradíssimo, vou modificar.
Às vezes dou mamá uma hora depois dela ter almoçado, o que não é legal também.
Se preciso sair com ela, a sua alimentação fica só no leite materno. Já até levei a papinha num potinho, mas não dei. Primeiro porque não sabia aonde ia dar aquela papinha, segundo que fiquei em dúvida se estava boa fora da geladeira por algumas horas.
Não acho legal essa coisa de sair da rotina da alimentação, um dia comer papinha, no outro só leite materno. Isso deve confundir a criança.
Conversando com uma amiga, que é homeopata e hiper natureba, ela me perguntou porque que eu não uso as papinhas prontas Nestlé, quando não estou em casa. Eu disse a ela que não quero dar essas porcarias industrializadas para a Ana, me recuso. Ela me disse que pensava da mesma forma, até ver sua cunhada usando com sua sobrinha. Ela resolveu pesquisar a composição das papinhas e me disse que elas não tem conservantes, são pausterizadas. Num caso de emergência, em que se está na rua, é uma solução, melhor que alimentar com papinhas caseiras sem estar refrigeradas.
Vou analisar o assunto e pedir a opinião do pediatra.
Eu não tenho nenhuma pressa que a Ana experimente certos alimentos industrializados. Não pretendo dar biscoitos, chocolate, refrigerante, sorvete tão cedo. Um dia ela vai experimentar, mas não agora.
Meu pai e minha sogra são doidos para colocar açúcar e refrigerante na chupeta, além de dá-la um pouco de sorvete. Não deixo mesmo. Na idade dela, o açúcar das frutas já é o suficiente. Quero que ela se habitue com alimentos saudáveis e naturais, as porcarias, serão apresentadas de qualquer maneira nas festas e com os amigos.
Eu gostaria muito que as mães com experiência em papinhas me deem suas opiniões sobre alimentar um bebê na rua.

5 comentários:

Princesinha Júlia disse...

Oi Ana, eu ia te dar a dica das painhas nestlé mesmo!!!
Nós saimos direto com a Júlia e já passamos até dois dias fora de casa (em pousada), sempre levo o nestogeno que ela toma, banana que da pra amassar na hora e ela ama, sempre come uma de sobremesa e levo papinhas nestle
Ela adora, come tudinho não importa o sabor da salgada e da doce,
É um adianto pra emergências, é claro, pois no dia a dia são as papinhas caseiras da vovó rs rs rs
bjinhos
ah gostei da dica do mucilon, ainda não dei pra Júlia, a Ana gosta???
fiquem com Deus

lorena disse...

Oi,Flá o que eu percebi com a Lis e o Gabriel é que criança acostumada com papinha caseira não costuma gostar de papinha da Nestle q inclusive é sem sal já as de fruta eles costumam gostar vc pode esperimentar mas não fazer uma constante sou o exemplo vivo de quem não come direito não tem saúde boa.Por que vc não compra uma bolsa trérmica para armazenar a comida da Ana quando precisar sair assim o risco de estragar é bem menor.Beijos Lorena

Camila disse...

Eu estou entrando agora nesse mundo das papinhas e confesso que de vez em quando fico perdida também. Já aconteceu de eu sair de casa na hora do almoço e não dar papinha e sim leite por ser mais prático.
O que eu vi por aí é que as mães ou dão as da nestle ou levam a papinha de casa num pote refrigerado. Esses dias fui almoçar fora e vi uma mãe com um bebê de uns 8 meses. Ela chegou no restaurante e tirou da bolsa um porta papinha térmico da Chicco (http://www.marielababy.com.br/produtos/detalhe-produto/porta-papinha-termico-inox-chicco). Tirou o potinho de papinha lá de dentro e deu para a criança no restaurante. Talvez essa seja uma boa opção. Tbm não quero dar nada industrializado pra Olívia!

Nat disse...

Oi Flá,
eu ainda não entrei nesse mundo das papinhas , mas estou pesquisando...começo mês que vem. Registre tudo que vc achar interessante aqui pra gente ir acompanhando...

Eu penso que darei as da Nestlé quando sair, é muito mais prático! Tbm penso em evitar o maximo alimentos industrializados, mas meu marido...rsrs quero ver a briga!
As papinhas são feitas pra idade deles, acho que não é a mesma coisa do que dar uma bolacha recheada ou um refrigerante...não sei, posso estar enganada!

beijinhos

Nineborba disse...

Oi Flávia....
Tb pensava como você. Mas a verdade é que na prática as coisas são bem diferentes. Optei por oferecer as papinhas da Nestle mesmo e não me arrependo e nem sinto culpa. Já li a respeito e elas são bem feitas dentro de todos os procedimentos necessários para cada idade de nossos bebês. Não faço disso uma rotina, apenas quando saio , viajo e dessa forma facilita pois não me sinto presa com ela. Se chego num restaurante qualquer lugar esquenta num microondas a banho maria enfim eles já sabem até os segundos rsrs Tem gente que oferece do jeito que vem no vidrinho.Em casa ela come as que preparamos mesmo claro e come de tudoooo. As sobremesas tb são ótimas.... Pode arriscar sem medo... uma vez ou outra não tem problema ... bjkas

 
A Túnica da Ana