terça-feira, 7 de dezembro de 2010

As últimas e aniversário de casamento

No penúltimo post, eu comentei de como foi difícil ficar longe da Ana e do pouco leite que ela tomou durante o dia todo, já que eu não consegui tirar muito. Pois bem, hoje, eu precisei me ausentar novamente pra continuar minha licença amamentação. Como eu podia levar a declaração do médico de que eu estava amamentando, não levei a Ana, pois teria que acordar muito cedo, ir de ônibus, gente doente na biometria... Deixei-a com minha mãe, mas fiquei preocupada de como eu tiraria leite suficiente, que desse para uma manhã inteira. Foi aí que li o post da Amanda, em que ela passou por uma situação parecida, e como não conseguiu tirar muito leite, comprou uma lata de Nan. Aí, eu tive o estalo: claro, por que não pensei nisso antes? Comprar uma lata de complemento, pra quebrar um galho.
Parece óbvio, simples, mas eu sou inexperiente em alimentação do bebê. A única experiência que tenho é amamentar. A Ana tem cinco meses e nunca provou nada, além de leite materno.
Após ler o post da Amanda (já era nove da noite), peguei a chave do carro e fui para o centro da cidade comprar o complemento. Analisei, li, olhei e resolvi comprar o Aptamil 1 e expliquei a minha mãe como deveria dar. Mas o que me assustou foi a quantidade de leite para a idade dela, 210 ml. Mesmo assim, tirei meu leite, mas só deu 30 ml. Orientei minha mãe a dar o leite materno e depois, conforme a necessidade, o artificial. Fiquei mais tranquila.
Resultado: ela mamou os 30 ml do LM e, mais tarde, minha mãe preparou o Aptamil, naquela quantidade toda. Antonio deu a mamadeira, mas ela recusou e procurava nele, o peito pra mamar. Até que, não teve jeito e ela mamou a mamadeira, porém, só 50 ml e capotou
(como a Amanda já tinha alertado).
Meus seios ficaram enooormes, deformados e doloridos. Não via a hora de chegar em casa, tomar banho e amamentar a Ana. Confesso que fiquei com ciúmes da mamadeira e do Aptamil; morri de medo dela gostar mais do LA e abandornar-me. Quando cheguei em casa e fui amamentá-la, fiquei toda boba: ela abocanhou o seio e mamou de revirar os olhos. Segundo minha mãe, o LA é muito ruim, aguado. Senti-me a última bolacha do pacote...hehehe
Valeu a experiência. Ao invés de ficar agoniada de ter que fracionar míseros mls de leite materno extraído, é melhor completar com o leite artificial, quando eu precisar me ausentar. Valeu, Amanda.

Mudando de assunto, hoje, eu e Antonio, fazemos 3 anos de casados. Três anos de amor, lutas e conquistas, principalmente a de nome ANA.

8 comentários:

Amanda disse...

Nossa Flávia quanta honra quanta hora ver o meu nome aqui !! rs...na verdade é muito bom compartilhar as experiências como mães de primeira viagem não é mesmo? Só tenho a agradecer a vc pelo carinho de sempre! Adoro seu blog!

Vc sim está certíssima em privilegiar a amamentação exclusiva com sua filha!! Sabe eu tinha falado sobre dar suquinho no próximo mês e a Carol mãe no Bento, acabou me dando uns toques q me fizeram cair a ficha, na verdade a gente se empolga com tantas novidades né... mas agora eu voltei atrás, vou dar qq suco,papinha seja lá o q for, qd realmente precisar, sem pressa... o qela mais precisa no momento ela já tem: o leite materno. Para quê apressar as coisas né?
SObre as mamadeiras de emergência tb senti ciumes dela rs... mas passar fome é pior, mais traumático eu acho... e vc viu como elas vem com toda saudade do mundo depois para os nossos bicos! hehehehe....

E deu certo sua licença amamentação? eu nunca tinha ouvido falar disto!

Bjs

Camila disse...

Fla, que bom que a Ana aceitou um pouco de LA. Eu não falei nada pra vc no post passado pq achei que vc era contra dar LA! Achei que preferisse fracionar o LM.

Carol disse...

Menina vc fez a coisa certa. Melhor do que deixar a pequena com fome e vc preocupada na rua. E isso é só uma emergência, não vai fazer ela abandonar o peitão não... kkkk... Mas me diz, pq é tão difícil fazer ordenha hein?! Olha que eu trabalho com amamentação, fiz curso de ordenha, e nunca obtive sucesso... rsrsrs... No hospital, sempre quando tinha alguma mãe precisando aprender, pedia pra alguma amiga ensinar, pq eu sou uma tristeza nesse quesito... hehehe.. E agora, comigo, sempre fico nos míseros 30/40 ml também!!! E olha que com a bomba tb não fico muito atrás não. Bjo!

Naathy ~* disse...

Flavia você fez bem em dar o LA, e eu no seu lugar faria o mesmo se minha baby mamasse LM. Assim deu pra ficar menos angustiada né. Enão precisa se preocupar, ela mama no peito a bastante tempo, não iria trocar o tetê gostoso dela pelo La logo de cara né.
E parabéeeens muitos e muitos anos de amor para vcs.
beijos

Sueli Oliveira disse...

Olá Flávia
Acredito que vc fez a coisa certa
A Júlia já toma o LA desde que fez uns 3 meses e meio, ela foi aos poucos deixando o peito, só pega de manhã cedo e depois do almoço, portanto tive que começar a dar LA
no princípio dei Nan 1, mas prendeu o intestino dela de uma maneira que a pobrezinha chegava a ficar quase 4 dias sem faze coco, aí a pediatra sugerio o Nestogeno 1 e foi ótimo, ela toma até hoje!!!
quando ela fez 4 meses começamos com o suco de laranja lima , ela adorou, toma uma mamadeira de 150 ml pod dia
quando ela completar 5 meses vou iniciar outras frutas e as vitaminas (nestogeno com frutinhas)
Esta sendo uma fase boa, pois ela está ficando mais independente, fica numa boa com minha mãe, já está em contato com a babá que ficará com ela ano que vem (junto com minha mãe é claro rs rs ), assim qdo eu retornar às aulas em fevereiro já ficarei mais tranquila
Ah, Parabéns pelo niver de casamento!!!
bjo pra vc e pra Ana dois bjinhos rs rs rs

Mari Berçot disse...

Parabéns pelo niver de casamento!

Bjs

Carol disse...

Ah, me esqueci de comentar que existe uma conta que os pediatras fazem, pra saber qto aproximadamente o bebê mama em cada mamada. Vc pode perguntar isso pra ped da Ana, pq aí da próxima vez, vc dá o necessário pra ela. Essa tabela dos LA são bem gerais e aí pode ser que seja muito pra sua filhota. Ou então, se ela for bem gulosa, pode ser que seja pouco... rsrsrs...

Amanda disse...

Ahhhh esqueci de parabenizar pelo aniversário de casamento!! Bjs querida

 
A Túnica da Ana