quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Alimentação e pediatra

Hoje, Ana teve consulta com o pediatra. Estava ansiosa pra saber o ganho de peso, depois de toda dieta de engorda da menina. Mas antes de relatar a consulta, citarei a rotina de alimentação da Ana:
7h- Mama no peito
9h- 220 ml de suco (laranja lima; laranja lima com hortelã ou com mamão ou com ameixa; mamão com ameixa; melão; melancia; já testamos muitas frutas)
11:30h- Papinha (três legumes, uma verdura, músculo, caldo de feijao e duas vezes por semana, meia gema de ovo). Detalhe para o pratinho cheio que ela come:Sobremesa: uma fruta ou doce de alguma fruta feito por mim.
15h- Lanche: Papinha de fruta ou 220ml de vitamina de meia banana com leite e Mucilon.
18:30h- Janta: Purê de um legume, feito com manteiga e leite. A quantidade é metade desse pratinho da Lillo.
21h- Mama no peito ou 210ml de nestogeno

Ou seja, depois desse relato ( o mesmo que passei para o pediatra, que achou que ela está comendo muuuuito bem), adivinhem quantos quilos a Ana engordou em um mês??? 150 GRAMAS. Oi? É isso mesmo? 150 GRAMAS? E quanto ela cresceu? NADA. Continua com a mesma estatura dos 6 meses.
Perguntei ao médico por que isso. Ele disse que é a estrutura dela. Tudo bem, os pais são baixos, não são enormes de gordos. Mas daí a engordar tão pouco e não crescer nada em um mês? Como o exame de urina não deu alteração, ela está bem de saúde. Porém, porém, ele receitou um remédio que é ANABOLIZANTE, sem hormônio para ajudar no crescimento e engorda. Apavorei, né?! Vim pesquisar na internet, liguei para uma amiga médica, liguei pra minha mãe. A minha preocupação é o que esse remédio vai fazer no metabolismo dela. E se ela engordar desesperadamente, alterar algo que é natural? A questão que minha amiga médica disse que eu deveria ter colocado para o médico é: Se isso é da estrutura da Ana, por que então dar anabolizante a base de vitamina B12? Opinião da minha mãe: procure uma outra opinião.
Não sei o que fazer. Não sei se compro ou se não compro o raio do remédio. Será que é caso de pedir segunda opinião? O que me deixa encucada é por que ela não cresceu. Engordar até dá pra entender, porque tem bebês que engordam mais que outros mesmo. Segundo a tabela que tenho ela está com o peso certo. E pra onde vai toda a comilança que ela ingere? Será que é o calor, a atividade constante (ela fica o dia todo no chão brincando, engatinhando, rolando)?
Além disso, perguntei se eu podia dar aveia e quinoa pra ela e ele autorizou. Quanto ao açucar nos doces e sucos (quando a fruta é ácida), não perguntei mas tenho adoçado com açúcar mascavo, é mais nutritivo que o açúcar comum.
Gostaria da opinião de quem ler esse post sobre as minhas questões.

6 comentários:

Daniele disse...

FLÁVIA IMAGINO A SUA AGONIA EM RELAÇÃO A TANTAS NOVIDADES, REALMENTE ELA COMO MTO MAS ESTÁ COMEÇANDO A FASE DE DESGASTE FIKANDO NO CHÃO, ROLANDO NAUM PARECE MAS ESSA É A MAIOR ATIVIDADE DELA NO MOMENTO É COMO SE FOSSE UMA CORRIDA P/ NÓS ADULTOS.....EU ACHO Q VC DEVE ESPERAR MAIS P/ VER O PRÓX. MÊS COMO VAI FIKAR SE VAI CONTINUAR SEM CRESCER, PQ ENGORDAR É ISSO MESMO Q TE FALEI É O DESGASTE NATURAL DELA, AÍ VC BUSCARIA UMA SEGUNDA OPÇÃO OU PERGUNTARIA ISSO P/ O MÉDICO Q A SUA AMIGA FALOU, MAS DAR REMÉDIO P/ ELA TAUM NOVINHA EU NAUM FARIA ISSO NAUM.....OUTRA COISA Q EU KERIA TE FALAR SE VC ESTIVER USANDO OU MTO OU POUKO OU SOUBER DE ALGUÉM PERTO DE VC Q USE E PUDER GUARDAR P/ MIM OS POTINHOS DE PAPINHA NESTLE É Q JÁ ESTOU PENSANDO NA FESTA DA SARA EM SET. E JÁ ESTOU COMEÇANDO A VER OS PREPARATIVOS ESTOU NA FEBRE O M&R AÍ VOU PRECISAR DE ALGUNS OK? BJOS NA ANA FOFA! NAUM CONSIGO TE ENCONTRAR HEIM...E QDO TE ENCONTRO VC É TAUM REKISITADA Q SÓ CONSIGO FALAR COM VC POR AKI MESMO, KKKKKKKKKKKKKK

Agnes, Mãe do Pedro Henrique disse...

oioi amiga, como vcs estão?!
menina eu tava tão longe daqui, tava viajando e ainda to, mais agora ja to entrando na net!!! saudades de vcs!
qnta novidade né?!
bjão

Fabíola disse...

Flá, é aquilo que te disse no msn.Eu procuraria outra opnião e uma nutricionista, não faz mal pecar por excesso!

Beijos

Aline disse...

Oi Flávia,

Eu procuraria uma segunda opinião. Vc deve ter visto no meu blog que Matheus teve problemas com alimentação. E nas consultas a média me dizia que ele estava bem pq continuava a crescer e comer normalmente para a idade dele. A linha do crescimento que temos no cartão de vacina da criança. Seu médico acompanha ? Logo, acredito que algo tenha que mudar de um mês para outro. Até acho que seja normal por varios fatores como: nascimento dos dentes, ela é ativa e tal... mas dai passar essa medicação. Eu não daria. Minha opinião. Leva em outro médico.
Bjs
Aline (eumatheuseana.blogspot.com)

Nat disse...

Olha Flá, sinceramente eu não sei o que faria...ao mesmo tempo que eu acho que uma segunda opinião seria legal tem aquela coisa de seguir o pediatra, a linha dele e confiar sabe?
Aqui no mundo dos blogs mesmo, cada pediatra fala uma coisa em relação a amamentar, complementar...comidas então ne se fala! Um começa com fruta outro com sal, outro com suco!

acho que não posso te ajudar, sou muito indecisa! Provavelmente perguntaria pro marido! rs
beijos

Camila disse...

É uma questão complicada mesmo. Anabolizante é uma palavra muito forte que assusta né? Ainda mais para um bebezinho.
Eu confio plenamente na pediatra da Olívia mas confesso que se ela passasse anabolizante eu iria pensar duas vezes antes de dar.
Provavelmente eu ligaria para o celular dela e pediria pra ela me explicar o pq do bb precisar desse remédio se "é natural" e é do organismo dela engordar pouco. Eu gostaria que a médica me convencesse de que o remédio era a melhor soluçao.
Se ela nao me convencesse, eu não daria não. Iria esperar mais um mês e aí se ela nao engordasse ou crescesse novamente, eu pensaria no que fazer.
Acho que vc pode ligar pro ped e dizer q está assustada com esse remedio, com medo de dar e pedir pra ele te explicar de novo pq a Ana precisa dele.
Bjo

 
A Túnica da Ana