sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mais uma vez, o assunto é alimentação

Ana comendo purê de beterraba


Alimentação é coisa de terapia, sabia?! Nosso humor é controlado com comida (algumas vezes), as pessoas adoram dar comidinhas para os bebês para saberem suas reações. Existem uma verdadeira 'tara' em dar comidas variadas para bebês. Acho isso muito curioso.
Eu tenho ouvido muita coisa sobre comida e bebês, a maioria é por pessoas mais velhas, experientes como mães.
Quando a Ana tinha cinco meses e iniciado com as papinhas, uma mulher sentou ao meu lado no ônibus e insistiu em saber se eu dava caldo de feijão pra ela, senti que ela achou um absurdo eu não dar.
Minha sogra e meu pai tem loucura em dar sorvete pra Ana. Eu digo loucura, porque é loucura mesmo. Vejam os exemplos de insistência dos dois:
-Quando a Ana ainda só mamava no peito, eu precisei me ausentar por muito tempo e avisei a minha mãe que se caso o leite que eu tinha tirado não desse conta, que ela improvisasse, desse banana amassada ou mamão, pra não deixar a menina com fome. Meu pai discordou e disse pra dar sorvete, pois sorvete é mais líquido, banana é mais solido e ela podia engasgar.
- Eu dei abacate pra Ana e comentei com minha sogra. Ela me disse que não entendia como eu podia dar abacate pra Ana e não querer dar sorvete, pois abacate tem muita gordura também.
Eu preciso comentar essas duas situações? Não, né?!
Ontem, duas 'tiazinhas' conversavam, uma delas comentou comigo que o neto da idade da Ana comia gelatina e adorava. A outra senhora, olhou pra mim e recomendou: 'Gelatina é muito bom pra criança nessa idade, viu?!" Eu fiquei na minha, não ia discutir alimentação com elas. Mas gelatina de caixinha é cheia de corante e nada mais.
Eu confesso que sou muito chata com alimentação e sempre disse que quando tivesse um filho ia o 'proteger' de certos alimentos, ou melhor, certas porcarias.
Não pretendo ser nenhum ditador libanês, mas a minha intenção é oferecer o que é saudável e bom, conhecer sabores, ter bons habitos alimentares. Não tenho a pretensão de proibir a Ana de beber refrigerantes, comer doces e frituras. Ela vai ter acesso a tudo isso em festas, na escola e na casa dos amigos. Logo, porque eu também vou incentivá-la com tudo isso? Nenhuma amiguinha dela vai chamá-la pra ir ao shopping pra comer uma maçã ou um prato de salada de alface e rúcula. Então, cabe a mim educá-la e acostumá-la com os alimentos saudáveis. Assim, seu organismo fica mais resistente e educado a esses alimentos.
Não sou nenhuma santa alimentar. Como muita porcaria, mas fui educada a comer e a conhecer alimentos saudáveis. Por isso, hoje em dia, apesar de comer uma pizza, um saco de bala ou um hamburguer, eu sinto falta mesmo é de uma verdura ou legume, além de ser louca por frutas.
Sou totalmente contra dar chocolates, salgadinhos, danoninho, sorvete e todas essas coisas para o bebê experimentar. Já não bastasse que nossas frutas, verduras, legumes e carnes estão cheios de químicas e hormônios, ainda vamos envenenar o organismo novo dos nossos bebês com esses alimentos industrializados.
Ontem, fiz um purê de inhame com beterraba pra Ana, com meia pitadinha de sal. Eu provei e achei hiper sem graça. Quando dei, ela comeu amarradona. Ora, ela não sabe o que é comida bem temperada e açúcar em excesso. Tem organismo livre de todos esse vicíos. Quando dou sucos sem açúcar, canso de ouvir: "Coitada, vai tomar um suco sem açúcar." Como se a criança estivesse sendo maltratada pela falta de açúcar.
Tem mães que falam que deram essa ou aquela bobagem para o bebê e ele adorou e não morreu por causa disso. Não morre mesmo, mas fica com péssimos habitos alimentares. Conheço varios casos assim.
Uma vez, ouvi de uma mãe que ela não via a hora do filho dela comer a comida 'da casa', pois estava cansada de ter que fazer uma comida a parte. Aqui em casa, achei muito válido a introdução de outros alimentos a Ana. Passamos a comer melhor. Agora, temos variedade de sucos, quando faço purê pra ela, faço para mim e Antonio também. Sem contar que nos deliciamos com os restos de sucos da Ana. Papai torce para que sobre vitamina de banana com mucilon.
Farei pela a Ana o que podia ter feito mais por mim. Nada de refrigerantes , corante e açúcar em excesso e gorduras desnecessárias.

3 comentários:

Camila disse...

Concordo em gênereo, número e grau! Sem tirar e nem por! Tbm sou contra dar porcarias para o bebê! Mesmo que seja só pra experimentar! Se é só pra experimentar, então pra que dar né?
Olívia tbm só come coisas saudáveis e jamais experimentou qualquer coisa que não fosse fruta, verduras, legumes e carne. E vai continuar assim por um bom tempo! hehe

Princesinha Júlia disse...

Pois é, já já alcanço minha amiguinha rs rs rs
A Ana tbem está uma fofa, amamos a foto dela de maria chiquinha, uma graça!!!
Eu ainda vou demorar pra fazer minha chuquinha rs rs rs
bjinhos pra vcs

lorena disse...

Flá
Acho válido nada mais natural que querermos proteger nossos pimpolhos,comer bem é fundamental,dizem que somos o que comemos.Veja o meu caso além de já ter uma tendência a câncer a alimentação ruim e prisão de ventre causaram tudo aquilo que vc sabe então proteja a Aninha o quanto puder.
Beijocas cheias de carinho Lorena

 
A Túnica da Ana