domingo, 27 de junho de 2010

(Quase) Um resumo da gravidez

9 meses


7 meses


5 meses


2meses

Esses nove meses foram os mais incríveis da minha vida. Uma experiência fascinante, que movimentou minha vida por completo.
Eu diria que a gravidez pode ser resumida e uma única palavra: PACIÊNCIA. E essa paciência vem pelo fato de termos que esperar. A gravidez é uma longa espera por tudo: a espera do positivo; a espera da barriga crescer; a espera dos enjoos acabarem; a espera da próxima ultra e da próxima consulta; a espera de saber o sexo do bebê; a espera da chegada dos móveis; e, a mais longa das esperas, do bebê nascer.
Cada fase foi um momento peculiar, com sensações, cheiros, sentimentos, sons diferentes. Sim, cada trimestre vai ficar marcado por isso tudo.
Antes de escrever sobre essas fases, eu preciso mencionar como tudo começou.
Eu pretendia engravidar nesse ano de 2010, mais precisamente em março, para que o bebê nascesse em dezembro e eu emendasse férias, licença e ficasse um ano certinho em casa. Além disso, eu tinha certeza que teria dificuldades pra engravidar. Então, comecei a me preparar no meio do ano passado, pra que em março eu ficasse grávida. Quando chegou final de outubro, percebi o atraso menstrual de dois dias e, por curiosidade, resolvi comprar um teste de gravidez, até porque, nunca tinha visto um. Mas eu tinha certeza que daria negativo. Quando vi as duas listras, não acreditei e comecei a chorar, foi um baita susto. Antonio também ficou muito assustado. Resolvi comprar outro teste e o resultado foi o mesmo. Fiz o exame de sangue pra confirmar e, novamente, positivo. A partir daquele momento, era encarar a nova fase e ficar feliz. Dar uma movimentada na vida e se preparar pra ter um bebê.
O meu primeiro trimestre foi complicado. Período de muito calor e muitos enjoos. Eu enjoava com os cheiros, com os sabores, vivia com o estômago embrulhado. Acordar era complicado, porque tinha que encarar o mal estar. Eu emagreci uns 3 quilos no inicio da gravidez. As pessoas me olhavam com dó, porque sequei e nada de barriga. Ao invés de aparecer uma barriga, ela sumia.
O segundo trimestre foi ótimo, como já tinham me falado. Foi a fase de curtir a gravidez. Os enjoos passaram, a barriga começou a despontar timidamente. Foi o momento de descobrir o sexo do bebê. Foi difícil, porque na primeira ultra que fiz para saber o sexo, o bebê estava com as pernas cruzadas e nada a fazia descruzar. Foi então que, minha amiga Isabela me orientou para que eu fizesse uma outra ultra particular no curso de ultrassom que ela estudava. Fiquei a manhã toda esperando ser atendida, mas na expectativa. Quando a médica mostrou o sexo, fiquei congelada: era uma menina. Na verdade, eu e Antonio tínhamos o palpite de que seria um menino. Mas lá estava a Ana. Esse também foi o período gostoso de preparar o quartinho e comprar o enxoval.
O terceiro trimestre foi o mais esperado. Tantas coisas iam acontecer: a mudança temporária para Campo Grande, o curso de gestante, o ápice da barriga e, é claro, o nascimento do bebê. Tirando o último acontecimento, os outros já foram e agora, só fico esperando, esperando e esperando ela chegar. Esse está sendo o período em que quase todas as minhas roupas, mesmo as mais largas, não cabem mais; em que eu tenho desejos e, por isso, como muito; das azias insuportáveis; da disposição pra fazer tudo; das mexidas intensas da Ana; das dores na lombar; e dos xixis constantes.
O pior da gravidez? os enjoos. O melhor? sentir o bebê mexer. Mas, tenho por mim, que o melhor, melhor mesmo ainda está por vir. E esse eu estou esperando com toda a paciência que aprendi a ter nesses nove meses.







 
A Túnica da Ana