quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Amamentação

Acho que é a segunda vez que falo do tema, mas também é o que eu mais tenho feito.
Eu nunca parei pra pensar sobre amamentação, quando estava grávida, achava o tema chato, não me interessava em ler nada sobre o assunto. Até que uma amiga me apresentou uma outra amiga que me orientou a fazer um curso com uma pediatra especialista em amamentação e eu fiz. Foi a melhor coisa que eu fiz.
Como eu não tinha noção do que era amamentar, nem das dificuldades, o que ela passou pra mim era o que eu deveria fazer. Bom, entre tantas coisas, ela falou que o bebê nasce com uma reserva de alimento que não o deixa passar fome nos primeiros dias; de que eu não teria leite nos primeiros dias, só colostro; que o leite só viria se eu estimulasse através da sucção do bebê; que cada vez que o bebê chorasse, eu desse o peito; que pra amamentar bem, eu deveria estar descansada e nada de estressada ou preocupada; que o bebê não nasce sabendo mamar, tem que aprender; que ele deveria acertar a pegada, senão teríamos problemas; que evitasse usar mamadeiras, pois isso poderia atrapalhar a amamentação. Ou seja, eu fui para a maternidade com essas orientações e mais nada. Em nenhum momento achei que não conseguiria. Logo que ela nasceu, o pediatra a colocou em cima de mim pra mamar, foi muito rápido. Três horas depois do parto, a trouxeram pra mamar pra valer, a colocaram no meu peito e ela foi mamando. Depois ficou por minha conta. Eu não dormia no hospital, era o tempo todo dando mama, ela chorava, eu dava o peito, doeu um pouco no início, mas logo passou e assim foi em casa também. Em nenhum momento achei que ela poderia estar passando fome, mesmo chorando o tempo todo e eu dando mama. No segundo dia, uma enfermeira me perguntou seu eu não queria dar um complemento ao bebê pra que eu conseguisse descansar um pouco, mas eu não aceitei. Eu fiz isso tudo porque me ensinaram assim, eu não tinha noção nenhuma sobre o que é amamentar, a não ser pelo curso que fiz.
Outra orientação que recebi é que a amamentação deve ser algo prazeroso, você deve amamentar fazendo algo que gosta, seja ouvindo música, vendo um filme, lendo um livro ou qualquer outra coisa. E foi o que fiz , desde o início.
Eu sempre via as mães se trancando no quarto pra dar mama para o bebê e pensava de como aquilo, sempre, poderia ser chato. Eu sou muito agitada, gosto de fazer várias coisas ao mesmo tempo e com a amamentação é a mesma coisa. Eu amo dar mama sentada na poltrona, olhando pra ela, mas o tempo todo não dá. Então, eu costumo dar mama lendo um site, uma revista, um livro, vendo tv, batendo papo, até cozinhando já dei, mas foi só uma vez, não faço mais porque acho super perigoso. Enfim, dar mama se tornou algo natural demais entre nós, a Ana já conhece bem o caminho das pedras pra achar sua fonte de alimento, ela pega até comigo dormindo. Só acho chato ter que dar mama na rua, mas dou; às vezes, andando, com ela no sling. Pra sair, tenho que pensar nas roupas que vou vestir, testar se tem como colocar os peitos pra fora pra ela mamar, levar um pano pra cobri-los e assim vai.
Pelo jeito, e assim espero, viverei assim por mais quatro meses. Mês que vem acaba minha licença maternidade e começa a licença amamentação. Tenho um ano pra ficar com ela e colocar tudo nos eixos.
______________________
Estou a um tempão pra por aqui os meus agradecimentos a todos que comentam no blog, me dão conselhos, babam a Ana junto comigo. Obrigada mesmo e continuem comentando.


Imagem: Foto de 1992, índia guajá amamentando um filhote de porco selvagem. Foto de Pisco Del Gaiso.

3 comentários:

Sueli Oliveira disse...

Poxa, já acabou sua licença???
Que chato querida, dá uma vontade de ficar direto com a pequena né?
A Júlia tbem só mama no peito, minha licença maternidade foi de 120 dias e termina em meados de novembro, aí vou emendar com a licença amamentação, por sorte será recesso escolar e férias, aí só volto em fevereiro qdo ela estiver mais grandinha e deixado o peito, bjos

Cris disse...

Um ano!? Eu tbm quero essa licença amamentação! hehehe
eu tbm deveria ter procurado auxílio sobre amamentaçào antes do João Pedro nascer. Pra mim foi terrível os dias na maternidade (eu escutei tudo o que não se deve dizer para uma recém-mamãe) e hj estou fazendo relactação por causa de um remédio que minha Go passou...
Mas eu não desanimo e nos dias que não tenho leite suficiente, seguro a onda e complemento com sonda numa boa!

A propósito: a Ana é liiiiiiiiiiiiinda!!!! E muito cabeluda!!!

E eu morri de rir com o "Willian Bonner". Estamos aceitando currículos! hahahaha

Bejos

Fabíola disse...

Ai amiga, que lindaaa que está a Ana. Fazia tempos q eu não via fotos dela.
Ela ficou mais moreninha e os olhos azuis...ai q totosa, papai vai sofrer com os rapazes.
A Clarinha tem os olhos de cor não identificada kkkk, é um cinza-verde, vê as fotos e me fala oq vc acha. Será q vão ficar claros? Pq será novidade na família, pq temos olhos verdes nos dois lados, mas algumas gerações atrás.

E o cabelo??Aqui não existe isso, kkk a Clarinha parece uma palhacinha com cabelos só dos lados e o narizinho de batata kkk

Bjs enormes.

 
A Túnica da Ana