terça-feira, 14 de setembro de 2010

O banho


Ana toma banho sempre às 18 horas. Tiveram alguns dias em que saímos e ela voltou muito suada e, por isso, tomou dois banhos, um a tarde, pra tirar poeira (e como Maricá tem poeira) e calor ( a menina sente muito calor) e a noite, tomou outro, pra relaxar. Mas isso não é regra, a maioria das vezes, ela toma só um banho no final da tarde.
Quando ela nasceu, eu lhe dei o primeiro banho em casa. Enchi a banheira com a água do chuveiro e mandei ver. Depois fui saber que em recém nascido se dá banho com água filtrada, aí, passei a dar banho com filtrada. Mas quando voltamos pra nossa casa, essa coisa de água filtrada acabou, já que não ia ter condição de usar um galão de água a cada dois dias. Como nossa caixa d'agua é novinha, passei a dar banho com água do chuveiro mesmo. Bom, se não deu problema com dias de vida, não seria com mais de um mês que iria dar, né?!
Eu dou banho como aprendi: seguro-a nos braços e lavo primeiro a cabeça e o rosto, depois, tiro a roupa, a fralda e aí sim, a coloco na banheira. Mas esse método está cansando, porque a menina está ficando muito pesada, e demoro pra lavar a cabeça por causa da cabeleira. Será que tem necessidade de continuar dar banho assim? Se alguém conhecer outro método, por favor, me avise.
No início, usava o sabonete glicerinado pra bebê da Granado no corpo inteiro, mas o cabelinho dela estava embaraçando muito, então, resolvi lavar com um xampu pra bebê do Boticário (presente do vovô). Morri de medo de dar algum tipo de alergia, mas não, deu super certo. Além dos cabelos ficarem com um cheirinho suave, ficaram muito macios e mais brilhosos.
Eu sempre encho a banheira até a metade pra ela se sentir mais confortável submersa na água. Ah, um detalhe, a água tem que estar morninha pra fria, se esfriar ela não gosta e me olha com raiva...hehehe. Depois do banho, faço uma leve massagem com óleo e hidratante Johnson, mas tem que ser rápida, porque ela não é muito fã de massagem. Depois, vem a fralda, que ela adora.
Um detalhe curioso é que a Ana não gostou da experiência do balde, ela se segura na borda e faz força com as pernas pra ficar em pé. Uma vez, fiz quase um ofurô, água morna, gotas de sabonete líquido, a menina fez um escândalo. Definitivamente, ela não é chegada a essas paradas de relaxamento, massagem, musiquinha ambiente.
No geral, a Ana adora tomar banho, acho que é mais pela interação que temos nesse momento. Eu canto uma musiquinha que fiz pra ela e aí, o momento fica divertido.

4 comentários:

Camila disse...

Flavia, desde os primeiros dias eu dou banho na Olívia com água do chuveiro! Me ensinaram na maternidade que não faz diferença a água que se dá banho no bebe desde que ele nao ingira. Na propria maternidade eles deram banho nela com a água do chuveiro. Nunca usei água filtrada.
Outra coisa é que eu nunca utilizei esse método de só tirar a roupa do bebe depois de lavar e secar a cabeça. Desde o começo a Olívia vai peladinha pra banheira! Lavo primeiro o rosto (por causa da água limpa), depois a cabeleira e por final o corpo. Sempre deu certo!
Isso que eu moro no frio! Vc que mora no calor não tem necessidade de cobrir ela pra dar banho não. Acho que ela já pode tomar banho de "mocinha"hehe

Amanda disse...

Eu tentei cobrir a cabecinha estas coisas... aí dava mais trabalho ainda ! hehehe... a unica coisa q faço nos dias mais frios é colocar o aquecedor no banheiro... de resto ela vai peladinha pra banheira numa boa... até gosta,acho q relaxa mais a bb...

Linda sua boneca! Bjs

Denizoca disse...

Que princesa mais linda que você tem minha querida, não vejo a hora de estar assim com a minha, dando banhinhos deliciosos!

Seu blog já é e será ainda mais util para mim daqui uns meses.

Muito obrigada por acompanhar e comentar em meu blog!

Bjs... Amiga blogueira!

Denise!

Fabíola disse...

Essas Anas estão dando oq falar né??rs

A Ana Clara ODIOU o balde, tb não é chegada nesses lances de relaxamento e tb não curte as massagens da mamãe kkkk...

Eu nunca dei banho com água filtrada, e tb nunca fiz este esquema da cabecinha. A minha pimpolha sempre foi peladinha pra banheira. Lavo o rosto, o corpinho e por último a cabeça (pq ela faz um escandalo e se eu lavar antes o banho não termina kkk).

Bjs enormes.

 
A Túnica da Ana