quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Desabafo

Culpa. Essa nasce junto com as mães. Alguém disse isso.
Eu me sinto culpada o tempo todo, mesmo que as coisas corram bem. Será que estou fazendo certo? Acho que quanto mais leio sobre bebês e sua criação, mais me desespero. Eu queria que a Ana aprendesse a dormir sozinha, colocá-la no berço e ela dormir. Aí, comecei a ler a respeito e vi que não é tão simples assim, até porque o berço aqui em casa, todo fofinho, cuti cuti tem espinho, farpa ou sei lá o que. Eu sei que tem que tentar, tentar, tentar, até o bebê aprender, mas tem que ter paciência e saco. Como diria a 'encantadora de bebês', eu estou cheia de 'paternidade acidental'. Adormeço a minha filha no peito, nino com chupeta no meu colo, durmo com ela. E aí, dizem na literatura sobre psicologia de bebês que está tudo errado. Aff!!
Como minha mãe fez comigo, com os três filhos dela? Ela não lembra. Está aí uma desvantagem de ser mãe velha, demora tanto a ter um filho que sua mãe já não lembra mais quando você era bebê. Além das dores nas costas e cansaço que sinto.
Eu adoro rotina, reconheço a necessidade, mas não tenho saco pra estabelecer uma, forçar pra moldar, sabe?!
Lembro que tinha uma turma do sétimo ano (antiga sexta série) que eles chegavam para minha aula, após o recreio, muito agitados. Então, eu ensinei a eles a relaxarem por um minuto antes da aula, fazendo silêncio absoluto. Se a turma toda conseguisse ficar em silêncio por um minuto, esse tempo ia aumentando nas outras aulas e que, além disso, eles iam ter mais facilidade de assistir minhas aulas. Deu super certo, eles adoravam o desafio. Mas tinha dias que eu não estava com paciência de esperar eles relaxarem, fazerem silêncio, essa coisa toda. Então, eu começava logo a aula. Eles me cobravam o tempo de silêncio ( a rotina que estabeleci para as minhas aulas) e eu dizia: "Hoje não vai ter não". Que horror! Eu fazia tudo errado.
Enfim, quero o melhor para a minha filha, por isso, tenho que sofrer, ter paciência e ver o que é melhor. Se considero o fato dela dormir sozinha uma boa e que isso será bom para a sua segurança como pessoa, tenho que tentar. Mas é cansativo pacas você pôr um bebê no berço e ele chorar, chorar, chorar e você ter que acalmá-lo, e ele chorar, e o marido interferir e a sua coluna doer...
Pronto, desabafei. Quem quiser comentar, esteja a vontade, só não me critica, pois já carrego culpa demais.
Um comentário final: fui no Google procurar uma foto que expressasse uma mãe desesperada. Encontrei tanta desgraça...: mães desesperadas meeessmooo, que nem vale comentar os motivos aqui, de tão horríveis. Depois dessa busca "googleana", desisti de pôr uma foto e achei que meu desespero nem é tão grave assim.

4 comentários:

Camila disse...

Passo pela mesma coisa aqui. Olívia dorme no meu colo sendo embalada! Ainda nao tive coragem de por ela dormir no berço dela no quarto dela; dorme no carrinho no meu quarto! Aff
Sempre q coloco ela pra dormir sozinha no carrinho, ela desperta e fica ligadona e dá mais trabalho por isso embalo ela no colo de uma vez!
Ah, o carrinho anda com espinho aqui tbm. Prova disso: é 1 da manha e estou tentando fazer ela dormir desde as 20 horas! E ainda nao dormiu! acabei de por no carrinho e ela está de olho aberto!
As vezes dá vontade de sentar e chorar!

Fabíola disse...

Eu sou bem da seguinte opinião "Quero ser feliz e fazer minha filha feliz!". Pego no colo para ninar, durmo junto agarradinha, dou corda para as manhas e vou fazer oq ela quiser até eu morrer!!
Fui criada assim, sempre durmi com meus pais qdo tinha medo, fazia naninha no colinho e tudo mais e nem por isso sou uma pessoa com problemas kkkkk...
Não me culpo pelo exesso de carinho, mto pelo contrário, fico triste qdo não fico muito com ela (pois faço faculdade) e as vezes o tempo que fico com ela n é o suficiente.
Não sou do tipo que segue manuais e rotinas, aqui vamos como o dia leva e somos extremamente felizes.
A culpa vem de vez em qdo...qdo sem qrer faço algo que não é certo e eu n sabia.

Bjs e fique em paz.

Nat disse...

Estamos no mesmo barco amiga!
Sofro por antecipação em pensar como vou fazer a Nina dormir quando estiver pesadinha para ninar!
Mas sinceramente, ando desencanando um pouco disso...
Beijinhos

Amanda disse...

Sabe Flávia, sinceramente? Não vejo culpa nenhuma nisto! Não mesmo!
Eu acredito q cada bb tem sua fase, tem seu jeito!
A Mariana ora dorme sozinha, ora dorme no colo,no peito embalada mesmo! Não fico encanada com isto não. Eu só penso uma coisa: logo ela vai crescer, não vai querer mais colo, e no momento ela apenas precisa que suas necessidades sejam atendidas... então se ela chora eu pego mesmo, se ela tá com fome ainda eu dou mais peito, etc etc... Minha vó diz: vai ficar mal acostumadaaaa... eu digo: vai ficar é bem acostumada isso sim! Pq colo é tão bom, que eu até hj vivo precisando de um! rs
Pra que deixar a filha chorando no berço? O q ela aprende com isso? rs
No colo pelo menos ela aprende q tem uma mãe carinhosa, cheia de amor e afago para dar!
Ela fez um Mês... começou uma rotina q nem sempre é a mesma, mas q tem se estabelecido aos poucos, eu gosto muito de ler sobre os bbs, encantadoras etc... mas não sigo a risca não... eu sigo meu coração.
Qto as dores nas costas faz sempre um alongamento. Eu tenho feito é bom!
Agora fiquei curiosa, vou jogar no google para ver as fotos! kkkk
Bjs grandes no coração.

 
A Túnica da Ana