sábado, 18 de setembro de 2010

O sono da Ana


Tudo que tem a ver com sono de um bebê me interessa. Tenho lido muito a respeito. Só agora fui entender essa coisa da estimulação. Que quanto mais o bebê fica estimulado, pior é o sono dele, principalmente a noite. Então, eu comecei a fazer uma retrospectiva dos melhores e piores momentos do sono da Ana, quando ela era recém nascida. A pior noite dela foi no dia dos pais, em que saímos para almoçar e ela dormiu a tarde toda, acordou no início da noite, mas depois dormiu novamente. Lembro que a levei à igreja comigo, fiquei fora cerca de uma hora e voltei às 20:30 e lhe dei um banho. Aquela noite foi complicada.
A melhor noite foi num dia em que recebemos visitas rápidas durante o dia, dei-lhe um banho no início da noite e bastante mama, fomos à igreja pela primeira vez, depois do seu nascimento. Ela pediu pra mamar durante o culto, saí com ela, ela mamou e dormiu de novo rapidamente. Lembro que nesse dia, ela dormiu bem a noite toda, devia ter uns 20 dias de nascida. Detalhe, a pior noite aconteceu bem depois da melhor noite.
Atualmente, consigo identificar os horários de sono dela, tanto que me organizo baseada nesses momentos. O que tenho observado é que a Ana é do barulho, ela dorme bem com barulho e movimento. Costumo ir à igreja no período da noite, nesse momento ela dorme. Fico preocupada dela estar dormindo num ambiente de movimento e barulho. Tudo bem que a igreja que vou não tem gritaria, nem muito movimento, é tudo muito calmo, mas as pessoas cantam e falam. Quando chegamos em casa, ela continua dormindo, acorda entre às 21 e 22 horas, depois disso, só dorme meia- noite ou 1 da madrugada. Fica esse período da noite super acesa, sem chorar. Isso estava me incomodando muito, por isso, resolvi ficar uns dias sem ir à igreja pra regularmos isso. Pra minha surpresa, não houve muitas mudanças, pelo contrário, ela acordou muito mais vezes durante a noite e a falta de sono a partir das 22 horas continuou.
Ontem a noite, foi o ápice,: ela dormiu durante o dia, dormiu no início da noite e depois, nada de sono. Sempre preparo o ambiente para ela perceber que aquele é o momento do sono, mas a menina ficou acesa até 1:30 da madruga. Eu deitei com ela, eu dava leves cochiladas e ela continuava acordada, olhando para o teto e dando gritinhos e fazendo 'agu'. Chamei o pai para me ajudar, foi aí que ele a ninou e ela dormiu até às 7, mamou e dormiu até às 11 horas, como sempre faz. Conclusão, com exceção da madrugada, ela só dorme bem quando se tem barulho e conversa. Se for um ambiente silencioso, ela tem dificuldade de relaxar.
O detalhe nisso tudo é que ela dorme na minha cama, o que chamam de cama compartilhada. Eu nunca gostei dessa coisa de filho dormir sempre com os pais, condenava direto, até me tornar mãe. É muito bom dormir com a Ana, além de que, ela dorme bem durante a noite. Mesmo assim, não pretendo dormir com ela por muito tempo, a minha intenção é acostumá-la com o berço, no quartinho dela. Isso me preocupa porque sei que não será fácil. Só relaxei com essa coisa de cama compartilhada porque muitas mães me confortaram em relação a isso. O interessante é que quem não é mãe, assim como eu anteriormente, não vê com bons olhos a cama compartilhada; mas quem é mãe acha super normal e ainda me olham com aquela expressão de cumplicidade, de que sabem muito bem o que é o sono de um bebê.

5 comentários:

Camila disse...

Flavia, eu sou uma das maes que nao gosta da cama compartilhada porque tenho medo mesmo e preciso do meu espaço pra conseguir dormir.
No entanto, toda manha, quando a Olívia acorda lá pelas 9 da manha, depois de mamar eu coloco ela na minha cama e fico 1 horinha dormindo ali com ela. É o máximo q eu consigo! hehe

Amanda disse...

Oi Flávia, aqui minha pequena tb tem me mostrado seus horários de soninho, assim vamos criando uma rotina para ela...outra coisa sobre a cama compartilhada eu aprendi mais sobre ela aqui nos blogs mesmo, pq na vida real todo mundo condena não é mesmo? não tenho nada contra, eu tenho dormido com minha filha as tardes..mas a noite não dá, pq o papai e a mamãe são muito espaçosos... então já viu né? não me sinto segura e tb ela acaba dormindo bem no berço q é ao lado de minha cama mesmo...
Linda sua filha... linda...
Bjs

Fabíola disse...

Poxa amiga, aqui o negócio está FOGO! Mas não é pelo ritmo nem nada, são as cólicas que andam assombrando novamente.
A Ana tá lindona, cada dia mais encantadora.

Bjs!

Sueli Oliveira disse...

Oi Flávia, li seu post assim que vc publicou, mas com Júlia no colo pra comentar fica difícil rs rs rs
Então, eu me vejo nos seus relatos e fico feliz em saber que não é só comigo que isso acontece rs rs rs
Este final de semana fui fotografar um encontro de motociclistas aqui na minha cidade e a Júlia foi a tira colo junto com minha mãe. Acredita que o maior barulho, e ela só dormindo, ão acordou de modo algum, é incrível isso!!! Na igreja a mesma coisa, pediatra diz que é normal, pra não esquentar, ainda ri da nossa cara rs rs rs
Como pode conseguir dormir num ambiente assim???
Aí chega em casa só quer brincar, é mole???
Bjos em vc e 2 bjinhos pra gracinha da Ana, fiquem com Deus!!!

Carlinha Freitas disse...

Oie!!

Meu nome é CArla e sou mamae de primeira viagem de um meninão lindo: Lucas! Fico visitando blogs para trocar experiências pois moro com meu marido e estamos nos virando sozinhos com a criação do nosso anjinho!

Sobre esse post, já que a Ana gosta do barulho, você já experimentou colocar um CD com música de ninar para ela dormir? Uma outra sugestão é colocar um CD de barulho branco (som do mar ou barulho de chuva). Pode ser que a ajude! :)

Espero ter ajudado :)

Beijo!

 
A Túnica da Ana