quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Licença maternidade e licença amamentação

Várias pessoas me perguntam que raios de licença é essa a minha que durará um ano. Pra entender tem que partir do começo. Eu sou professora da rede pública, aqui no Rio, uma matrícula na prefeitura do Rio de Janeiro e uma outra do estado do Rio. A tal licença de um ano é da matrícula do município. A do estado durará nove meses, seis meses de licença maternidade e mais três meses de licença amamentação. Já a do município são quatro meses de licença maternidade e trinta dias de licença amamentação, a serem prorrogadas por até oito meses, caso a servidora esteja amamentando. Ou seja, a partir de outubro, terei que ir à prefeitura provar, todo mês, que estou amamentando.
Não citarei nomes porque estamos em época de eleição, mas acho fundamental esse prazo, tempo suficiente para o bebê se esbaldar com o leite materno. Pra mãe então, nem se fala.
Vou aproveitar esse período pra organizar minha vida. Eu trabalho cerca de 200 km da minha casa, não dá pra ir e voltar no mesmo dia, sai caro em dinheiro e tempo. Por isso, tenho que ficar na casa da minha mãe nos dias em que eu trabalho. Agora, imagine isso com uma filha. Já pensei nas inúmeras soluções, todas possuem falhas. A matrícula do estado ainda dá (teoricamente) pra transferir pra perto de casa, mas a do município complica, já que trabalho numa cidade e moro em outra.
Volta e meia, acordo na madrugada aos prantos pensando nessa situação, por isso, procuro não pensar muito.
Agora, ficarei de mês em mês provando à prefeitura que Ana mama no peito, por isso, farei de tudo pra que isso ocorra. Isso me lembrou o filme Olga. Tem uma cena em que Olga força sua filha, Anita, com cerca de um ano de idade, a continuar mamando no peito, pois essa era a maneira de não a separarem da filha, pra sempre. Eu sei que estou exagerando, mas, pra mim, quando voltar a trabalhar, vai ser um pouco assim, separação da minha filha. A vantagem é que não é pra sempre.
__________________________
Agradeço muito a opinião de todas as mamis sobre o banho do bebê. Passei a dar banho direto na Ana, colocando-a na banheira e começando pela cabeça. Estou meio sem jeito, mas daqui a pouco acostumo.

4 comentários:

Mari disse...

voltar a trabalhar e mt complicado, d auma saudade imensa mas é melhor para todos
bjksss

sua foilha e lindaaa

Nat disse...

Que maravilha isso de licença gigante hein! Quero ser professora no Rio! rsrsrs
Eu era estagiária quando engravidei e não tenho direito a nada! hahaha

Eu tbm dou banho direto, desde o primeiro dia!
Beijos

Zezel disse...

Oi,

Conheci hoje teu Blog. Adorei!
Eu também sou professora e me divido entre duas casas e duas cidades. Fiquei seis meses de licença. Durante esse tempo eu viajei várias vezes, mas sem o compromisso do trabalho pra ele ir se acostumando. Quando voltei ao trabalho, morria de medo de que ele(ou eu!) não se adaptasse à rotina. Passados quatro meses ele se adaptou perfeitamente às mudanças semanais, mas eu confesso que não é fácil!
Abraço e boa sorte, colega!r

Nina disse...

OLá, muito interessante o post!!
Sou funcionária contratada do Estado de MG e gostaria de saber sobre essa licença amamentação. Aqui na minha cidade parece que ninguém está sabendo. Você sabe se é lei? Só p/ o Estado do RJ? POr gentileza, onde obteve esta informação?

 
A Túnica da Ana